domingo, 8 de abril de 2018

IV ENCONTRO DA SCLB * Dilercy Adler - MA

IV ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE CULTURA LATINA DO BRASIL - SCLB

IV ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL - SCLB



APRESENTAÇÃO
A cultura é um valioso instrumento de transformação revolucionária, assim como a percepção que temos do mundo e do outro; é a possibilidade de dotarmos o nosso espírito de sensibilidade e generosidade e, assim, podermos ficar verdadeira e amistosamente juntos, numa convivência harmoniosa.
A Sociedade de Cultura Latina reúne povos de muitas nações, abrangendo aqueles cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico é derivado da Roma Antiga. Nesse contexto, podem ser citados os povos hispanófonos (de língua castelhana), lusófonos (de língua portuguesa), francófonos (de língua francesa) e italófonos (de língua italiana). 
A primeira Sociedade de Cultura Latina foi fundada em 1909, em Lácio, próximo à Roma, na Itália. Em 1942, foi fundada em Portugal e, no Brasil, chegou por meio de pessoas devotadas a cultura que protagonizaram o pioneirismo nessa perspectiva. Segundo registros, o primeiro deles foi Garibaldi e, mais tarde, o padre português Américo. Posteriormente, outro português, Joaquim Duarte Baptista, trabalhou no sentido do fortalecimento da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, estimulando a criação de Núcleos em todo Brasil.
Joaquim Duarte Baptista resolveu oficializar a entidade no âmbito Nacional, convocando uma Assembleia Geral nos dias 24 e 25 de julho de 1988. Escritores de diversos Estados Brasileiros reuniram-se na Casa de Portugal no Centro de São Paulo para deliberarem sobre a fundação da entidade. Na fundação ficou definido que a Sociedade de Cultura Latina seria uma entidade civil, sem fins lucrativos, com objetivo principal de difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela Democratização da Cultura Brasileira.
Assim, em 24 de julho de 1988, foi fundada oficialmente a Sociedade de Cultura Latina do Brasil, e neste ano, 2018, 30 anos depois, o Brasil quer e precisa comemorar essa data a fim de consolidar os laços entre nações irmãs.
O presente encontro Nacional tem por finalidade precípua festejar esses 30 anos de existência da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, de 19 a 21 de julho, do corrente ano, em São Luís/Maranhão/Brasil.
OBJETIVOS:
Congregar os povos latinos presencialmente ou por meio de trabalhos organizados coletivamente, a exemplo da "I COLETÂNEA POÉTICA DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL"

Divulgar a cultura e os vultos latinos;
Analisar e refletir acerca da dimensão política na cultura, em especial na Latina;
Refletir acerca do papel da Mulher Latina na cultura dos seus países.

ATIVIDADES
1 - Organização e lançamento de uma Coletânea de poesia em comemoração aos 30 anos de fundação da SCLB;
2 - Palestras;
2 - Mesas redondas de:
   - Apresentação de comunicações temáticas;
   - Apresentação de poesia;
   - Apresentação de contos;
4 - Lançamento coletivo e livros
5 – Reuniões da SCLB e outras;

6 - Apresentação de instituições culturais locais aos visitantes, assim como principais pontos turísticos da cidade.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário