domingo, 4 de março de 2018

IV Encontro Nacional da SCLB * Antonio Cabral Filho - RJ

IV Encontro Nacional da SCLB

Escritora Dilercy Adler - Presidente Nacional da SCLB
O IV Encontro Nacional da SCLB - Sociedade de Cultura Latina do Brasil, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho próximo. O evento dar-se-á no Convento das Mercês, São Luiz - MA. 
Segundo a Presidente Nacional da entidade, escritora Dilercy Adler, um dos pontos relevantes da programação será a homenagem ao Professor Joaquim Duarte Batista, introdutor da SCL no Brasil, inclusive graças ao aniversário de atuação da mesma no país, completando neste 2018 seus 30 anos de promoção da cultura. 
Outro item importante destacado por ela é o lançamento da I Coletânea de Poesia da SCLB, exatamente em 24 de julho, contando com a participação de filiados novos e veteranos, poetas, acadêmicos, estudantes universitários e do ensino fundamental e médio.
Como informa a Presidente Nacional Dilercy Adler, a Coletânea será editada em regime de cooperativa pelos autores e cada um receberá em livros segundo sua participação. Mas ressalta: caso não surja patrocínio. 

Contatos: dilercy@hotmail.com

SCLB na História

A SCLB existe há 109 anos, tendo sido fundada em Roma no ano de 1909. Chegou ao Brasil através de Garibaldi, que recebeu apoio mais tarde de um padre português chamado Américo na divulgação de seus propósitos. Em 1956 começou a ter presença mais firme devido a simpatia de outro português, o Professor Joaquim Duarte Baptista, que conquistou a participação de personalidades como Jorge Amado, Abeguar Bastos, Franco Montoro, Arlindo Nóbrega, Silva Barreto e Inocêncio Candelária.

Com presença nos cinco continentes, a SCLB foi conquistando espaço, se enraizando na intelectualidade de vários estados brasileiros, até que em 1988 consegue o registro de entidade civil sem fins lucrativos no dia 24 de julho, através dos esforços da escritora paulista Maria Aparecida de Mello Calandra, de Mogi das Cruzes. Em 1990, no congresso realizado na cidade de São Paulo, tem início um processo mais dinâmico de estruturação da entidade. Atualmente, ela existe de fato em vários estados do país, como é o caso do Maranhão, atual sede da presidência nacional e conta com uma organização mais maleável e funcional, realizando seus congressos periódicos, destacando personalidades culturais ano após ano e criando formas de celebrá-las, seja com diplomas seja com medalhas e concursos literários.

Confira fragmento da Ata




SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL
Fundada no dia 24 de Julho de 1988


A Sociedade de cultura Latina é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela Democratização da Cultura Brasileira. O Poeta Trovador e Escritor Capixaba, Clério José Borges foi eleito em São Paulo, no dia 24 de Julho de 1988, Presidente da SCLB, com apoio do Prof. Joaquim Duarte Batista. Na ATA de fundação consta: "Aos vinte e quatro dias do mês de Julho de mil novecentos e oitenta e oito, reuniram-se em São Paulo, SP, na Casa de Portugal, sito a Avenida da Liberdade, 602, escritores e poetas, membros da S ociedade de Cultura Latina Estaduais e alguns representantes de Núcleos de várias cidades, credenciaram-se junto à Secretaria dos Trabalhos, as seguintes pessoas: Sr. Joaquim Duarte Batista (São Paulo); Sr. Natanael Júnior, Sr. Alexandre da Silva (Cabo-PE), Sr. Clério José Borges Sant Anna (Vitória, ES), Sr. Narceu de Paiva Filho (Ibiraçu, ES), Sra. Zenaide Emília Thomes Borges (Carapina, ES); Sra. Agenir Leonardo Victor (Maringá, PR), Dr. Victorino Fontinha Rodrigues, também secretário Geral da Casa de Portugal (São Paulo, SP), Sr. Antônio Gomes de Melo, da União Brasileira de Escritores (Santo André, SP), Sr. José Arnaldo Ronitto, Sra. Adelina Costez Garita (São Paulo, SP), Srta. Miriam Willy (São Paulo, SP) e outras presenças honrosas de convidados especiais. (...) Clério José Borges, permaneceu no cargo de Preside nte até 1994, quando foi eleito Vice- Presidente da SCLB, tendo sido eleita Presidente a Escritora de Mogi das Cruzes – SP, Maria Aparecida de Mello Callandra. Clério José Borges é Presidente da Sociedade Cultura Latina do Espírito Santo e Senador da Cultura perante do Congresso da SCLB representando o Espírito Santo.


DETALHES: WWW.CLERIOBORGES.COM.BR/CLATINA.HTML
)
*
Referências
1 - A Voz da Serra
http://avozdaserra.com.br/noticias/homenagem-especial-para-a-voz-da-serra 
2 - CNPJConsultas
https://www.cnpjconsultas.com/cnpj/sociedade-de-cultura-latina-do-brasil/01208554000141 
3 - O Norte Fluminense
http://onortefluminense.blogspot.com.br/2017/03/encontro-nacional-da-sociedade-de.html 
***